Morar na Europa é um sonho para muitas pessoas que pensam em imigrar, e Portugal frequentemente aparece como uma porta de entrada atraente. Mas por que tantas pessoas escolhem Portugal? E como é realmente viver lá? Vamos explorar isso juntos neste post.
Morar em Portugal Vale a Pena?
Olá pessoal, sejam muito bem-vindos ao canal Viva Nômade! Eu sou o Christhofer, sou brasileiro e moro há 5 anos na Europa. Atualmente, moro em Portugal, mas já morei na Inglaterra e também na Espanha por um tempo. Hoje, vamos falar sobre Portugal, o país que colonizou o Brasil.
Para quem quiser ver em forma de vídeo, tenho postado um vídeo sobre isso no meu canal do Youtube confira: Vale a pena morar em Portugal em 2024?
Por Que as Pessoas Vêm morar em Portugal e Depois Querem Sair?
O que Atrai os Imigrantes?
Portugal é um país que aceita muitos imigrantes e oferece a eles o cartão de residência. Com esse cartão, você pode viajar por toda a Europa como residente europeu. Além disso, após 5 anos de residência, você pode obter seu passaporte português, o que garante cidadania definitiva. Isso leva muitas pessoas a imigrar para outros países, como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, entre outros, para trabalhar.
Vale a Pena Morar em Portugal?
Para responder a essa pergunta, vamos falar sobre quatro pontos principais: custo de vida, moradia, salário e os prós e contras de viver aqui.
Custo de Vida em Portugal
Gastos Mensais
O custo de vida em Portugal tem aumentado muito nos últimos anos. Vou dar um exemplo pessoal: moro em uma casa com três pessoas e pagamos de água entre 80 e 100 euros por mês. Já a luz custa de 50 a 60 euros. O mercado é outro custo significativo; recebo cerca de 165 euros no meu vale alimentação e geralmente gasto tudo no mercado. Em 2019, eu gastava entre 50 e 70 euros por mês no mercado, mas agora gasto quase 150 euros. O passe mensal de transporte ainda custa entre 30 e 40 euros por mês, mas outros custos, como mercado, luz e água, aumentaram bastante.
Moradia em Portugal
Aluguéis Caros
O maior custo em Portugal hoje é, sem dúvida, o aluguel. Esse gasto geralmente consome metade do seu salário, às vezes até mais. Com a chegada de muitos estrangeiros com dinheiro comprando casas, apartamentos, lojas e terrenos, os preços subiram drasticamente. Antigamente, eu pagava 150 euros por um quarto bom; hoje, o mesmo quarto custa 400 euros, em apenas quatro anos de diferença. A melhor opção é alugar um apartamento com mais três ou quatro pessoas e dividir os custos para não ficar tão caro.
Salário em Portugal
Salário Mínimo Baixo
O salário em Portugal gira em torno de 820 euros, um dos menores da Europa Ocidental. Com um quarto custando 400 euros, mais 150 euros de mercado, 12 euros de crédito de celular e 30 a 40 euros de vale transporte, você gasta cerca de 600 euros. Isso deixa apenas 218 euros sobrando, e se você quiser sair, ir à academia ou assinar alguma plataforma online, sobra ainda menos. Portanto, se você vem para Portugal achando que vai ficar rico ou juntar muito dinheiro, está enganado.
Trabalhos Melhores
Se você conseguir um emprego melhor, ganhando gorjetas, por exemplo, e tirando um pouco acima da média, dá para viver mais ou menos aqui. Ainda assim, é pouco comparado a outros países vizinhos como França e Espanha.
Prós e Contras de Morar em Portugal
Prós
- Viagens Baratas: Eu amo viajar e aqui consigo voos baratos para vários países por preços super acessíveis, entre 15 e 30 euros. No Brasil, gastar uma fortuna para viajar entre cidades é comum.
- Segurança: Portugal é um país seguro, muito mais seguro que o Brasil. Nas cidades pequenas, a chance de algo acontecer é quase zero. Você pode andar com o celular na mão, tirar fotos, mexer na carteira na rua sem preocupações.
- Residência e Nacionalidade: Portugal oferece a residência e, depois de um tempo, a nacionalidade. Você começa com uma residência de 2 anos, renova para 3 anos e, no final, pode pedir a residência definitiva e o passaporte português. Isso abre muitas portas.
Contras
- Custo de Vida Alto para o Salário Oferecido: Os descontos no salário são altos, e o custo de vida não corresponde ao que se ganha.
- Distância da Família: Estar longe da família é um peso grande para muitas pessoas.
- Muito Trabalho e Pouco Dinheiro: Você geralmente encontra trabalho em restaurantes e hotéis, com horários repartidos, fazendo você ficar o dia inteiro em prol do trabalho.
- Burocracia: As burocracias aqui são um pé no saco. Tudo funciona a base de papel, você vai em um órgão e eles mandam você em outro e chegando lá mandam para outro, sempre se contradizem, e você espera 1 a 2 anos para tirar a residência.
Conclusão
Portugal tem muitos prós e contras, mas ainda continua sendo melhor que o Brasil para muitas pessoas, sem desmerecer o Brasil. O Brasil é ótimo para empreender na internet e ganhar dinheiro, além de ser super avançado em algumas áreas comparado a Portugal. Honestamente, fiz muita coisa graças a Portugal e sou muito grato por isso.
Então, se você vem para cá, encontra um bom trabalho e ganha um pouco mais, você pode ter uma vida mais tranquila, confortável, com segurança e mais liberdade para conhecer outros países. Mas basta você escolher se vale a pena ou não viver em Portugal.
Tudo é fase. Conheço pessoas que não gostaram, outras que adoraram, alguns que vão e voltam. Cada um tem sua fase aqui e, para mim, Portugal está chegando ao fim, pelo menos por agora. Já estou aqui há muito tempo e preciso conhecer novos horizontes. Dito isso, em breve farei algumas mudanças na minha vida e vou compartilhar com vocês. Espero falar muito mais sobre essas coisas e ajudar vocês ao máximo.
Um abraço e lembrem-se: SEJA NÔMADE, VIVA NÔMADE.