Andando pela Europa Sem Residência: Minha Experiência e Dicas

Será que tem problema você viajar dentro do Espaço Schengen sem ter o cartão de residência de algum país europeu e ter passado o tempo de turista? O que vou contar hoje é a minha experiência, o que aconteceu comigo. Para quem não sabe, qualquer brasileiro com passaporte válido pode vir para a Europa a turismo e pode ficar de 3 a 6 meses aqui legalmente sem visto. Não é igual aos Estados Unidos que precisa de visto. Portanto, você só compra a passagem e vem.

Andando pela Europa Sem Residência: Minha Experiência e Dicas

Viagem pela Europa Sem Residência: O Que Você Precisa Saber

Turista na Europa: Os Primeiros Passos

Se você vem para ficar e passa o tempo de turista, você teoricamente está ilegal aqui na Europa. Normalmente, isso acontece muito aqui, não é uma novidade. Até porque é dessa forma que você tira o cartão de residência de Portugal. No momento em que você aplica para tirar o cartão, você se torna regular aqui, uma pessoa que não está ilegal nem legal, você estará em um processo que se chama manifestação de interesse. Mas isso é tema para outro vídeo.

Esperando o Cartão de Residência: Minha Decisão de Viajar

O ponto é que após você fazer esse procedimento, você tem que esperar para que te chamem para uma entrevista para daí então tirar o cartão. Mas o problema é que demora muito e, devido à demora, as pessoas querem sair, conhecer outros lugares, e foi isso que eu fiz. Quando eu tinha tudo feito, eu só resolvi sair para ver, comprei uma passagem de avião da Ryanair e fui para a França e olha, foi tranquilo. Não tive problema algum. Para além da França, fui para a Bélgica e Holanda, e depois ainda voltei para a França, onde retornei para Portugal.

Dicas para Viajar pela Europa Sem Residência

O Que Você Deve Evitar

Se eu tivesse tido algum problema, seria na hora embarcar para Portugal. Fora isso, é tudo de boa, claro, se você não fizer nenhuma besteira, né, como ficar bêbado e brigar, ou ate mesmo dirigir e ser multado.

Uma História Interessante: Barcelona

Há uma história até legal que eu fui para Barcelona sem o cartão de residência também, e acabei por machucar o joelho em uma noite. Tive que ir ao hospital e só para dar entrada no hospital eram 300 euros e mais 400 para consulta por eu não ser cidadão europeu e não ter nenhum seguro viagem. POR ISSO, é muito importante ter seguro viagem para você que só quer viajar mesmo. Claramente eu não paguei e falei que arrumava o joelho sozinho, e por sorte no hostel que eu estava, tinha um homem que era ortopedista e me ajudou. Desde aquela vez, meu joelho não doeu mais. Amém.

Recomendações Práticas

Mas enfim, dá sim para viajar sem cartão de residência, mas minhas recomendações são:

  • viaje ou de Ryanair ou EasyJet, pegue ônibus para tudo, porque por via terrestre eles nem sequer olham para seus documentos e, principalmente, não se meta em confusão. Qualquer envolvimento com a polícia seria uma dor de cabeça para você.

MAIS DICAS:

Agora se você quer saber mais dicas de como viajar barato eu lhe recomendo muito que você veja o nosso post aqui dentro do blog que é 5 DICAS PRATICAS DE COMO VIAJAR BARATO NA EUROPA.

La vai ter tudo o que você precisa saber para viajar e salvar mais um Money para comer ou só guardar mesmo!! clica e acesse!

Já se você quiser ver um vídeo acesse o link abaixo da linha e veja nosso canal no youtube!! abraços


Confira meu vídeo no YouTube sobre como viajei sem residência na Europa. para mais detalhes: https://www.youtube.com/vivanomade

E SEJA NÔMADE VIVA NÔMADE

Posts relacionados: