Nova Forma de Obter a Residência em Portugal
Portugal mudou toda a forma de se legalizar e de obter o cartão de residência. O governo de Portugal decretou que não haverá mais a manifestação de interesse. Agora, para trabalhar e obter a residência em Portugal, você precisa obter um visto de trabalho no consulado português do seu país de origem.
Objetivo da Mudança
O objetivo dessa mudança é melhorar e desafogar mais de 400 mil processos de pedidos de residência em Portugal. No entanto, isso pode ser uma faca de dois gumes, pois pode gerar mais trabalho para o próprio governo ao validar os novos vistos.
Vale a Pena Vir para Portugal Agora?
Análise das Vantagens e Desvantagens
Mas e agora? Vale a pena vir para Portugal? Fiz um vídeo sobre isso recentemente, discutindo as vantagens e desvantagens de viver em Portugal. Uma das maiores vantagens era a facilidade de obter o cartão de residência e se legalizar aqui, e até mesmo se naturalizar após cinco anos. Porém, agora o processo será mais demorado, e não sei se todas as pessoas conseguirão obter esse visto. Mesmo que você consiga, será que vale a pena trabalhar por um salário baixo?
Assista ao vídeo no meu canal do YouTube para mais detalhes sobre o processo de residência em Portugal.
Para Quem Já Está em Portugal
Para aqueles que já estão em Portugal e não têm a manifestação de interesse realizada, mas que trabalham, será necessário emitir esse visto. Nesse caso, você precisará da ajuda de um advogado ou então retornar ao seu país de origem e solicitar o visto no consulado português.
Considerações Finais
Você precisará pesar os prós e contras. Se for gastar tempo buscando um visto de trabalho para Portugal, talvez seja mais vantajoso considerar outros países onde os salários são mais altos, como:
- Inglaterra
- França
- Bélgica
- Luxemburgo.
Como sempre digo, tento ser o mais honesto e realista possível com vocês. Vivo essa realidade há alguns anos e sei como é aqui. Portanto, digo com a consciência tranquila: não vale a pena vir para Portugal agora, a menos que você tenha boas razões para isso. Caso contrário, considere outros países, como os que mencionei acima, onde você poderá encontrar mais vantagens.
Conclusão
Portugal realmente mudou tudo em relação à residência em Portugal. Agora, o processo é diferente e pode ser mais complicado. Se você está pensando em se mudar para cá, avalie bem as suas opções e considere se vale a pena. Para mais informações e detalhes sobre este assunto, confira meu vídeo no YouTube.
Vídeo: Portugal mudou tudo. Vídeo resumido
Veja também: Adeus ao cartão de residência em Portugal?